Publicidade

O mito do bebê bonzinho


11/fev/2021 | Anielle Casagrande | #

Muito me aterrorizaram durante a gravidez. “Baixa bastante suas expectativas, pra não se decepcionar tanto com o bebê”, me diziam. Aliás, ainda acho essa dica muito boa, uma das melhores para dizer a uma grávida. Espere sim pelo pior e o tombo vai ser menor ao dar de cara com o bebê real, risos.

O “problema” é que meu bebê é exatamente o que chamam de bebê bonzinho. Sabe aquele bebê que dorme a noite toda? Nicolas dorme 14h por noite todas as noites. Tirando nas noites ruins em que dorme só 12h. Isso tudo sem acordar; ele mama dormindo. Nicolas não tem cólica e não chora. No máximo ele dá uns resmungos e uns gritinhos “nhé, nhé, nhé” e é isso. Nicolas dorme de tarde. E de noite, e dia todo se deixar. Nicolas adora andar de carro, vai sozinho bem quieto dormindo no banco de trás. Nicolas adora banho, seja de banheira, ofurô, chuveiro… e dorme direto logo depois. Nicolas dorme de barriga pra cima, pra alegria da pediatra. Nicolas ganhou 1,2kg no primeiro mês e 1,4kg no segundo, tudo com leite materno exclusivo. Nicolas aprendeu com 2 meses a dormir sozinho, se auto ninando chupando o dedo. 

Resumindo, o bebê bonzinho é aquele que faz os pais parecem dois malucos quando reclamam que estão cansados, apesar das noites bem dormidas e do bebê gordinho e mamando bem. E calma lá, que tudo isso pode virar de ponta cabeça em breve, afinal ele está com apenas 2 meses. A pediatra disse que provavelmente não muda muito, que é da personalidade dele. Mas é sempre bom baixar as expectativas, lembra? A privação de sono pode vir que estou preparada. Acho.

Acontece que o bebê bonzinho não deixa de ser um bebê. Pode ser mais leve de cuidar que a maioria mas continua sendo um bebê, que precisa de muita atenção e muita dedicação e toma todo meu tempo. Que me deixa exausta e me faz tomar banho todo dia às 18h pra ir dormir (morta de cansada) às 21h. Que me deixa preocupada com um monte de coisa e me faz levar listas de perguntas quando vou à pediatra. Que pede pra mamar e dá gritinhos bem nervoso quando tento participar de um grupo online de mães justo após eu ter dito “meu bebê é bonzinho”. Que me faz segurar os brinquedinhos por meia hora pra ele brincar, enquanto observo meu café esfriando.

Por isso chamo de “MITO do bebê bonzinho”. A ideia de existir um bebê que não dá trabalho não existe. Afinal todo bebê dá trabalho e muito!

#

Publicidade
^