Perrengue delicioso: viajar com bebê
20/fev/2023 | |
Viajar com bebê é perrengue. Se você pensa diferente é porque provavelmente você viajou para um lugar espaçoso, conhecido, com rede de apoio… E talvez você não seja autista como eu: em geral, autistas odeiam mudança de rotina e lugares desconhecidos, então imagine como é pra mim sair de casa com criança para ficar num apartamento que eu nunca vi antes. De qualquer forma, sempre que falo dos perrengues de viajar com um bebê nas redes sociais, a maioria das mães concorda comigo, autistas ou não.
Pra começar, tem as infinitas horas fechada com bebê no carro, ônibus ou avião. Aqui deu ruim e teve choradeira quase sempre, principalmente nas mais longas. Nicolas chorou o trajeto todo de Caxias até Porto Alegre. Não teve Pocoyo que acalmasse meu monstrinho. No fim eu estava mais nervosa que ele após duas horas de choradeira ininterruptas, e na BR não tinha como parar.
Depois tem o empenho em manter a criança fechada num apartamento, por exemplo na praia quando está o sol do meio dia ou no hotel, quando os adultos querem descansar ou fazer as malas. Levei livros e brinquedos e nada resolveu. Ele só se acalmava vendo desenho. Mesmo assim, tinha várias crises de choro porque queria sair do apartamento e ficava indo até a porta pedir pra sair, porque sabia que lá fora era mais divertido e em casa ele está acostumado a passar quase o dia todo lá fora.
Fora isso, tivemos que carregar ele no colo por horas, já que ele nunca aceitou carrinho e não pára mais quieto no sling e é muito novo para andar muito sozinho. Então os pais que lutem para ir e voltar para praia ou dar a volta no famoso lago negro de Gramado com ele no colo, muitas vezes chorando porque queria fazer algo perigoso e não deixamos. Me cansa só de lembrar.
Não acho que perrengue em casa é igual fora de casa, como gostam de falar no instagram. Em casa ele tem todos os brinquedos dele, o jardim, a pracinha aqui perto, os amiguinhos, a escola, a casa da bisa, os passeios no shopping nos dias de chuva ou horários de sol forte. Mesmo assim, não vejo a hora de viajar novamente. Viajar com bebê é meu perrengue favorito!