Publicidade

Por que incomoda tanto uma criança mamando?


01/ago/2024 | Anielle Casagrande |

Quando meu bebê tinha 7 meses precisei ir a um médico e ele me disse que já podia parar de amamentar, porque já tinha passado seis meses. Achei estranho na época e fiquei bem confusa, porque não fazia sentido na minha cabeça. Eu mal sabia que esse discurso se tornaria tão comum na minha vida, principalmente vindo de profissionais da área da saúde. 

Não foram poucos os médicos que tentaram me fazer desmamar meu filho, em diversas fases da nossa jornada na amamentação. Os motivos eram sempre os mais estranhos, já que nem eu nem Nicolas víamos motivo algum. Me parece que as pessoas se incomodam de ver uma criança maior de 6 meses mamando e sentem uma vontade incontrolável de palpitar e assumir coisas sem eu ter dito nada: “Você deve estar cansada” etc. 

Curiosamente, os profissionais que acompanham meu filho têm plena noção de como mamar é importante para ele. Além de ter um monte de nutriente no leite materno, ainda tem o fator do aconchego. Ele atualmente só mama quando chega da escola, para dormir e quando acorda. É o momento que a gente fica abraçadinho fazendo carinho em silêncio. Por que isso faria mal a alguém? Por que incomoda tanto?

Já começamos a conversar sobre o desmame e tem sido bem tranquilo, assim como foi o desmame noturno. Temos um acordo, mas confesso que não tenho pressa. Realmente não consigo ver nada de negativo em ver meu filho mamando. 

(Pra quem acha que sempre foi tranquilo: foi o caos na terra e seguimos em frente mesmo assim. Tive crises de ansiedade nos primeiros meses, com muito sangue, dor, feridas. Também tivemos quase três anos de hiperlactação, que dificultava para ele mamar e me deixava sempre encharcada e com jatos de leite 24h. E também tivemos até ano passado um ano de sangramento e feridas misteriosas, que eram causadas por mim toda vez que tinha duto entupido por causa da hiperlactação e eu estourava sozinha. Mesmo assim, ele nunca usou bico artificial.)


Publicidade
^