Primeiras frases do bebê
14/jun/2022 | |
Na mesma semana o bebê de 18 meses aprendeu a falar “qué” de quero, “Nein nein” de não não em alemão e formou sua primeira frase “eu cai” (eu caí). Também foi nessa mesma semana que tivemos nossos primeiros diálogos. O Nico quer mamar? Qué. Nico, vamos colocar a jaqueta? Nein nein. Já a história do “eu cai” foi assim: ele caiu em casa e declarou: eu cai. Depois encontrou a porteira e contou pra ela que havia caído minutos antes: eu cai. Essa foi sua primeira frase. Dias depois ele aprendeu a falar “aquei” (aquele) e pronto, já dava pra perguntar que fruta ele queria.
Ver a comunicação se desenvolvendo é maravilhoso. Além de ser a coisa mais fofa, eu acho muito importante conseguir entender o que ele quer ou pensa. Poder perguntar se ele quer banana, qual cor de massinha, se vamos ler um livro… É uma novidade incrível pra quem cuida de um bebê pela primeira vez. Se antes era tudo na tentativa e erro, agora já dá para perguntar tudo diretamente pra ele. Vocês têm noção de como isso faz diferença no dia a dia?
Outro dia ele abriu um livro, apontou a foto de um macarrão parafuso e disse aquei, aquei. Perguntei se ele queria comer macarrão. Ele disse qué. Depois foi só oferecer e ver ele comendo feliz o macarrão que ele mesmo pediu no meio da tarde, após uns dias gripadinho sem comer nada. Puxa, como é maravilhoso poder ter pequenos diálogos com o bebê! Estou amando essa nova fase do Nicolas falando.