Primeiras palavras do bebê
25/fev/2022 | |
A primeira palavra que o bebê falou foi “au au” e não parou nunca mais. Muitas vezes ele fala “au au” e não tem cachorro algum, mas quando olhamos bem, sempre tem sim, nem que seja na camiseta de alguma criança ou em algum livro por perto. A segunda palavra dele não é bem palavra, é “brrr” quando ele vê algum meio de transporte. Como devem imaginar ele também fala muitas vezes por dia quando vê carro, bicicleta, moto, caminhão. Mas nem uma nem outra são palavras de verdade, e sim sons.
Aí que mora a graça dessa coisa toda de primeiras palavras do bebê. A terceira palavra do Nico, agora com 15 meses, foi “cai“. Acho que ele queria mesmo era dizer “caiu” mas só consegue falar o começo. Então tem tido cenas muito engraçadas aqui em casa, por exemplo quando ele joga um livro no chão ou vira um balde de água e fala “cai”, não tem como não rir. Ou quando algo despenca sozinho do armário: “cai”. Ou quando alguém derruba algo, de novo ele diz “cai”. Joga coisas no escorregador pra ver descer rolando e comemora “cai!”. Também acontece de ele estar na beirada do sofá ou da cama, pronto para descer sozinho, e declarar “cai!” antes do grande salto final. A quarta palavra foi “ai ai” quando vê um espinho ou tem um machucado. Ele fala “ai ai” e mostra o machucado. Mas nada se compara a gracinha que é ver ele jogando coisas no chão e comemorando que “cai”.
Essa fase é muito gostosa. A gente se surpreende e acha lindo tudo (tudo?) que ele fala que conseguimos entender, porque na verdade é quase nada. Passa o dia todo falando “da da da” e “gui gui” e quando solta um “au au” é a maior alegria. Mais um sinal que esse bebê está crescendo e se fazendo entender!