Primeiro ano do bebê!
17/nov/2021 | |
É hoje! O primeiro ano do bebê! Hoje olho pro começo do nosso relacionamento e penso como foi ficando tudo mais intenso. As dificuldades lá do comecinho praticamente não existem mais (aprender a amamentar, aprender a dar banho, aprender a trocar fralda) e deram lugar a novas, mais complexas e muito mais surpreendentes (de repente não dorme mais no colo ouvindo a música do pintinho de sempre, ou de repente começou a berrar no carro e preciso ir cantando o caminho todo, ou de repente está gostando mais de comer do que de mamar! Socorro?).
Um ano depois, olho para ele e mal reconheço aquele mini bebê de antes. Já anda, já tenta falar alguma coisa (por enquanto só bababa e guigui), já empilha blocos e corre atrás do cachorro. Também já está na escola, já socializa e é viciado em dar tchau pra absolutamente qualquer pessoa ou objeto, já demonstra que gosta de livros e come bolinho de laranja sem açúcar. Puxa, quanto coisa o bebê aprendeu nesse primeiro ano! Tenho certeza que nenhum outro será emocionante como o primeiro.
Passamos também por alguns sufocos pela primeira vez, como uma noite no hospital, uma bronquiolite, alguns arranhões e batidas na testa e também algumas (muitas!) picadas de mosquito. Tudo pra lembrar que o bebê não é mais aquele mini bebê que só fica deitado o dia todo. O bebê de um ano já é mais como uma mini pessoa e menos como uma boneca. E isso por si só já deixa tudo mais emocionante (e cansativo).
Tudo isso para dizer que o verdadeiro parabéns no primeiro aninho é principalmente dos pais. Por mais cansados e preocupados que estejamos, estamos fazendo o melhor que conseguimos e o bebê está bem, limpo, seguro… sinal que estamos fazendo um ótimo trabalho. Pegar uma gripe aqui ou ali, arranhar o braço, picada de mosquito, tudo isso é muito pequeno perto da grandiosidade de criar uma pessoa (que agora anda ou está aprendendo a andar) e acontece com qualquer um. Parabéns para nós! Parabéns, Nico Nico!