Reencontrando meu corpo após o parto
09/out/2021 | | #pós-parto (puerpério)
Não importa se você engordou 4 ou 14kg na gravidez, se carregou 1 ou 2 bebês, se partiu com 37 ou 41 semanas: o seu corpo provavelmente está diferente agora. São tantas mudanças que é praticamente impossível que seu corpo continue igual após uma gravidez!
O meu caso é curioso porque meu bebê nasceu com enormes 4kg (porque eu tive diabetes gestacional) mas eu ganhei só uns 5 kg na gravidez. Fica mais fácil explicar assim: eu tinha 69 kg quando engravidei, estava pré-obesa. A médica me sugeriu ganhar entre 7 e 9 kg por isso. Porém ganhei só uns 5kg devido a dieta de diabetes, que levei muito a sério, indo para +-73kg. E 10 dias após o parto eu estava com 62 kg. Ou seja, eu engravidei com 69 kg e saí da gravidez 7 kg mais leve. Quem lembra do post da placenta? As calças caindo, enormes? Pois é, essa virou minha nova realidade com praticamente todas minhas roupas:
Então comigo não teve aquele papo de voltar ao peso de antes da gravidez, ou preocupações sobre um corpo que engordou 10, 20, 30 kg. E é aí que mora a ironia. Mesmo eu tendo perdido 7 kg com a gravidez, meu corpo ficou sim totalmente diferente. Mais magro em alguns pontos, como braços e pernas, mas mais gordinho na barriga, e com peitos enormes (já contei que sofri muito com a hiperlactação).
Não basta estar lidando com um corpo totalmente diferente, 7 kg mais leve e com uma pancinha, ainda estávamos no meio de uma pandemia. Tentei ir numa loja física uma vez provar roupas e não era permitido usar o provador. Comecei então a comprar roupas online. Gastei uma fortuna em calças que não serviram no meu novo corpo: nem moletom, nem calça esportiva, nem shorts, nem nenhuma das 4 jeans de diferentes formatos e tamanhos. Afinal socorro, que número será que eu visto agora? Será que chegou a hora das calças modelo Mom?
Tudo se resolveu num dia em que precisei comprar roupas de bebê urgente para o Nico levar para a escola no dia seguinte e percebi que já estavam abertos novamente os provadores. Não sabia nem que número deveria provar, afinal foram 10 meses de gravidez e quase 11 de pós-parto, com um novo corpo. Pausa dramática: percebam que foram quase dois anos com esse corpo diferente e sem poder comprar roupas que me fizessem sentir bem novamente, por causa da pandemia. Agora estamos na bandeira amarela em Curitiba, mas passei a gravidez toda e todos primeiros meses do Nico na vermelha ou laranja.
Pra ver como são as coisas: as calças mom, que achei que seriam perfeitas para a situação, ficaram ridículas: justas na cintura e largas nas pernas. E as calças skinny, que eu achava que jamais ficariam bem na minha nova pancinha, ficaram tão lindas que comprei logo 4. Nem acredito que após todo esse tempo ainda consigo me ver no espelho e não me achar tão esquisita naquelas roupas antigas!