Publicidade

Seu bebê vai chorar na escola


15/fev/2023 | Anielle Casagrande |

Talvez você ainda não tenha percebido ou aceitado, então vamos lá: seu bebê vai chorar na escola. Não sei se será na adaptação, na primeira semana ou no primeiro mês. Se vai ser na chegada, na hora do lanche, pra dormir, pra acordar ou simplesmente no meio da tarde quando ele ver uma borboleta e quiser te mostrar e não te encontrar. Sim, ele vai chorar. E você não vai estar lá para acolher.

Nesses dois dias acompanhando o meu bebê na adaptação em sua escola percebi que todos os bebês longe dos pais choram em algum momento. Mesmo os que estão na escola desde o berçário, há dois anos, praticamente suas vidas inteiras. Até as crianças que pareciam super adaptadas choraram em algum momento. 

A mãe mais preparada vai tentar de tudo pra evitar: mandar a sandália favorita e o brinquedo favorito na mochila, avisar a escola quais as comidas e frutas favoritas, implorar pra diretora e pra professora pra sempre acolher seu filhote e se for igual eu até uma carta vai mandar implorando mais uma vez: se meu bebê chorar, por favor acolham com urgência, ele gosta de colo e cafuné. Mas você acha que isso tudo vai proteger seu bebê de chorar na escola?

Chorar e sentir falta dos pais faz parte de estar em lugar longe de casa e dos pais. E mesmo assim a escola é um lugar incrível de muito aprendizado, socialização e brincadeira. Saber que ele irá chorar na escola é aceitar que ele está aprendendo a ter sua individualidade: seus amiguinhos, sua professora, suas brincadeiras favoritas, seu lanchinho, e tudo sem a nossa influência. Eles estão se desenvolvendo sem nossa presença, como pessoas únicas que são. Pode acontecer de descobrirem na escola que amam pêra e brincar de comidinha, e você sequer acreditar quando souber. Como assim meu bebê tem gostos que eu nem desconfiava?

Sobre o choro, resta aceitar que faz parte de estar na escola. Saudades nós também teremos de nossos bebês. A diferença é que a gente já sabe entender melhor nossas emoções do que os bebês, que estão aprendendo. O jeito é acreditar que eles estão bem cuidados, repletos de coisa legal pra fazer, e ir explicando aos poucos, dia após dias, que a mamãe precisa ir embora mas logo ela volta.


Publicidade
^