Tentar um parto normal
13/ago/2022 | | #parto
Quando estava grávida, eu tinha a teoria que todo mundo que falava que ia TENTAR um parto normal não ia conseguir, porque não tinha o parto normal como objetivo certo. Eu achava que essa era a diferença entre parir ou não: a certeza de que aguentaria tudo e mais um pouco pelo parto normal. Estudei muito, fiz fisioterapia pélvica, contratei doula, contratei obstetra, escolhi maternidade particular, li muito, me informei muito… e mesmo assim, quando chegou a hora, eu não aguentei e acabei numa cesariana intraparto por puro desespero, após ter minha bolsa estourada de forma precoce. A verdade é que nada te prepara para a dor de um trabalho de parto.
Não é alarmante saber que no setor privado apenas 12% das mulheres consegue um parto normal? Dados da pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela Fiocruz, em 2019. E não faltam obstetras dando entrevistas para grandes meios de comunicação explicando esse número. A coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, por exemplo, é enfática ao explicar que no Brasil o parto ainda é visto como um momento de extrema dor e muitas intervenções. E é por isso que muitas mulheres acabam escolhendo passar por uma cirurgia de médio porte, que deveria ser usada só em casos em que realmente fosse necessária, como no resto do mundo.
Muitas vezes, parir no Brasil carrega junto uma lista de sofrimentos que não deveria fazer parte de parto algum. “A maioria das mulheres ficou restrita ao leito e sem estímulo para caminhar, sem se alimentar durante o trabalho de parto, usou medicamento para acelerar as contrações e deu à luz deitada de costas, muitas vezes com alguém apertando sua barriga”, narram os estudiosos. Ou seja, um sofrimento sem fim, que de natural não tem nada.
Também é importante frisar a pressa dos profissionais da rede particular: uma cesariana toma muito menos horas do dia, enquanto um parto leva em média 14 horas. Então quando não estão realizando um parto cheio de intervenções para apressar as coisas, estão realizando cesarianas uma atrás da outra, já que o lucro é por procedimento. Você consegue olhar para seu parto ou cesariana de forma criteriosa, sabendo de tudo isso?