Todo dia na praça
22/ago/2022 | |
Quando escrevi o primeiro texto sobre a praça, foi sobre a nossa primeira ida à praça, quando ele tinha só 13 meses. Era tudo novidade e o bebê ficou fascinado (e nós também). Gostamos tanto que resolvemos inserir na nossa rotina. Desde então, faz uns 9 meses que vamos todo dia à praça. Foi lá, inclusive, que ele aprendeu a andar na bicicleta de equilíbrio para bebês vermelha, sua primeira bicicleta. E é atualmente onde ele brinca com a bicicleta de equilíbrio nova e de patinete infantil.
Todo dia às 17h pegamos o carro, que já está equipado com brinquedos para areia, bicicleta, bola e patinete, e vamos direto para alguma praça. Geralmente vamos nas mais próximas, mas já fomos nas mais distantes também. O importante é ir à praça! O bebê de 21 meses já conhece a rotina e já fala “au au” (porque nas praças sempre tem muito cachorro) quando estamos na rua que vira para alguma praça. E se não viramos, logo começa a choradeira. Ai de mim se quiser ir jantar no shopping: antes preciso passar na praça nem que seja 15 minutos.
Nas praças tem lugar de sobra para correr, andar de patinete ou bicicleta, árvore para escalar, flor para cheirar, gente para brincar e muito cachorro para ver. O bebê também gosta muito de escorregador, trepa trepa, gangorra, balança, rolar na grama e brincar na areia. Geralmente quando abrimos o saco de brinquedos para areia aparecem automaticamente outras crianças pra brincar, é muito legal. Às vezes rola até um intercâmbio momentâneo de brinquedos.
Outra coisa que ele adora é espiar as crianças maiores. Confesso que por curiosidade sobre o futuro eu também gosto de espiar. Algumas já andam de patins, outras de bicicletas grandes sem rodinha, outras de patinete de apenas 2 rodas. Já vou olhando e me preparando para daqui uns anos. Porque já sei que não importa para onde o futuro me leve, em qualquer casa ou apartamento, bairro, cidade ou país, eu tenho certeza que manteremos o hábito de ir às praças.