Três livros antes de dormir
12/set/2023 | |
Não sei como é aí, mas aqui sempre foi um momento caótico o de levar o bebê para o banho e depois fazer dormir. Ele geralmente demora para dormir, mesmo quando acorda cedo e está morto de cansaço, porque quer brincar e se recusa a deitar e descansar. Confesso que sou igualzinha e lembro de já ser assim desde a infância: ficava no quarto procurando o que fazer para não dormir, mexendo nas estantes e armários ou escrevendo “livros”. A minha vida toda foi assim, então entendo um pouco o que ele sente.
Recentemente inventei um jeito muito legal de conseguir levá-lo ao banho sem ele ficar chateado ou ficar me enrolando. Já tentei todo tipo de brinquedo de banho e nem isso estava funcionando mais para atraí-lo até lá… até eu ter a brilhante ideia de pedir para ele escolher três livros para lermos na cama depois do banho. Ele escolheu os livros e foi pro quarto bem feliz desde o primeiro dia e segue assim. Por mim, vai continuar assim para sempre, por muitos anos e anos!
Depois do banho ele vem pra cama colocar o pijama e logo começa nossa pequena roda de leitura. Se não definirmos um limite de livros, ele vai pedindo um atrás do outro e nada de dormir. Então hoje temos esse combinado: são três livros com a mãe (escolhidos por ele), mais três com o pai (mais longos e lentos) para ele finalmente dormir. É um jeito maravilhoso de incorporar a leitura no dia a dia; por mais corrido que aquele dia tenha sido.
Ouvindo histórias mais longas, sem janelinhas e grandes emoções, ele fica quietinho e concentrado e logo dorme, pelo menos na maioria das noites. Funciona bem com O tigre que veio para o chá da tarde, O coelhinho tem que ajudar, O feijão maneiro, O ovo bonzinho… e hoje foi com o primeiro capítulo de Stuart little, um livro pra lá de longo, para minha surpresa. Confesso que quando ele dormiu tão rápido quem ficou chateada fui eu, que queria ouvir o resto da história.