Tudo pela amamentação?
27/jul/2023 | |
É uma questão mundial, mas acho que mais brasileira que nunca: o que mais vejo por aí são mulheres fazendo tudo pela amamentação, e muitas vezes mais do que deveriam ou podem aguentar. Existe uma cobrança em torno da amamentação no Brasil que pode ser adoecedora.
Vejo mulheres tomando remédios para tentar aumentar o leite, muitas vezes sem indicação médica e que sequer funcionam. Vejo mulheres se privando de muitas coisas por causa da amamentação também. Vejo também mulheres com o emocional abalado pela amamentação, mas insistindo nisso, mesmo não fazendo bem. E claro, as mulheres com dor que seguem amamentando.
Eu mesma insisti muito na amamentação, mesmo com dor, ferida, sangue e privação de sair de casa. No primeiro mês do meu bebê isso também afetou meu psicológico, porque tenho hiperlactação e ele não conseguia mamar… eu simplesmente não aceitava! Como eu sofri. Não me arrependo, mas hoje tenho um outro olhar, mais afetuoso e maleável.
Penso que devemos insistir sim na amamentação se é um desejo nosso, mas também temos que aceitar outros caminhos e sempre avaliar como está nossa saúde mental. Eu nunca ofereci mamadeira para meu filho, mas hoje penso que isso poderia ter feito muita diferença em alguns momentos tensos dessa caminhada: poder sair sozinha de casa por uma ou duas horas quando ele era pequeno e ficávamos só trancados no apartamento, dar uma folga para os mamilos sangrando, passar uma noite ou outra sem amamentar.
No fim para mim valeu a pena, mas que teve muito sofrimento, teve sim.