Tudo vira brinquedo
11/mar/2022 | |
Foi logo após o almoço que chegou o pacote com a caixinha com 6 temperos. Desembalei e deixei em cima da mesa para depois levar para a cozinha. Acontece que entre uma brincadeira e outra o bebê de 15 meses viu a caixinha e quis muito mexer. No começo deixamos ele mexer sentado na cadeira junto à mesa. Ele estava muito curioso e não parava de mexer nos temperos e na caixinha. Depois ele levou tudo para o chão da sala e a brincadeira seguiu por lá.
Essa caixinha de temperos foi a diversão do bebê ontem pela tarde toda, e não tem como saber se não será pela próxima semana ou pelo próximo mês também. Só sei que ele amou todas possibilidades de brincadeiras que a caixinha trouxe. Seja empilhando os vidrinhos (que são de plástico), seja tirando e pondo na caixinha, seja rolando os temperos pelo chão, seja tentando entrar dentro da caixa. O que ele mais amou mesmo foi tirar e colocar tudo na caixa. Ele testou colocar todos deitados e percebeu que não cabia, então decidiu que era melhor deixar os temperos em pé mesmo, como os adultos fazem. É muito bonito ver ele testando as diferentes formas de interagir e escolhendo as que fazem mais sentido. Pra mim ficou nítido que ele está construindo sua noção espacial.
Já no fim da tarde o bebê achou um chapéu muito velho e muito bonito, que o papai usou no fim de semana, e resolveu brincar de colocar e tirar da cabeça. Passou o resto do dia brincando disso! Ele colocava, dava risada, e tirava. Juro pra vocês que ficou muito tempo nisso. Inclusive brincou de colocar o chapéu (que cobria todo seu rosto), dar uns passos e tirar o chapéu pra ver onde tinha chegado sem enxergar nada. E claro que numa dessas trombou numa porta fechada e ganhou seu primeiríssimo galo na testa. Faz parte.
Verdade é que ele se divertiu muito, primeiro com uma caixinha de temperos, e depois com um chapéu velho. Como é incrível ver ele descobrindo o mundo e interagindo com diferentes objetos que antes nunca tinham chamado minha atenção. Tudo vira brinquedo!