Vai com medo mesmo
24/fev/2023 | |
A verdade é que maternar é a coisa mais intensa que já fiz. Tanto fisicamente quanto mentalmente e emocionalmente. Já começa na gravidez. Muitos medos, insegurança, e a gente enfia a cara e vai levando como dá. Depois vem o parto. Quem diz que não sentiu medo está me enganando, eu tenho certeza. Eu mesma fiz vídeo chegando na maternidade falando que não estava com medo. Mas foi só começarem as contrações, e depois a cesariana intraparto, que o medo me aterrorizou.
Quando você acha que o pior já passou, começa o pós-parto, em que você se descobre a maior (se não a única) responsável por um mini ser humano frágil, que precisa aprender a mamar e ganhar peso. Muitas vezes fica meses sem dormir e ainda tem que manter a casa em pé, com a limpeza, refeições etc, enquanto mantém o serzinho vivo, alimentado e limpo. Será que a água do banho está muito quente? Será que ele precisa mesmo dormir de macacão nesse calor? Será que é língua presa? O medo vira seu companheiro.
Quando parece que agora sim as coisas estão ficando mais calmas, chega a hora de mandar seu precioso bebê para a escola, e muitas vezes voltar ao trabalho. Esse está sendo um momento de muito medo por aqui nesse exato momento. Será que vão cuidar bem? Será que vão lembrar que ele ama maçã? Será que vão pegar no colo e acolher seu choro? Será que um dia EU vou me adaptar? Enquanto ele passa a tarde brincando, eu passo a tarde angustiada e morrendo de saudades.
Às vezes me sinto sendo jogada pra fora do ninho com alguém dizendo que preciso aprender a voar na marra, que já passou da hora. Mas no caso é só uma espécie de corte no cordão umbilical mesmo. Ele precisa ir pra escola socializar, interagir, estimular a fala, comer outras coisas. Ele está indo bem. Quem está aterrorizada na verdade sou eu. Não tem um dia que eu deixe ele na escola e não fique refletindo sobre meus medos. É nessa hora que eu respiro fundo, lembro que confio na escola e começo a repetir meu mantra: vai com medo mesmo. Até porque os medos já me acompanham sem pausa desde a gravidez mesmo!
A gente vai com medo mesmo, mas vai.