Vencido em abril de 2020
05/jan/2022 | | #pandemia
Estava procurando um leite condensado, produto raro aqui em casa, onde praticamente não tem ultraprocessados desde 2017. Encontrei, já estava salivando quando vi a data de validade e fiquei frustrada: abril de 2020, segundo mês de pandemia. Fui para a sala e perguntei pro meu marido se ele lembrava desse produto vencido que nos acompanhou em duas mudanças e senta que lá vem história.
Quando foi declarada a pandemia, eu estava grávida em Fortaleza. Estava passeando e curtindo os primeiros dias grávida e não acompanhei as notícias. Quando voltei a Curitiba fiquei aterrorizada. Morava no centro e misteriosamente as ruas estavam vazias, os comércios fechados ou vazios, não passavam carros e tinha um helicóptero mandando as pessoas ficarem em casa num alto falante. Parecia filme de zumbi.
Ainda estávamos sem entender, quando fomos à obstetra e ela disse que eu não deveria mais sair de casa. Inclusive por medo da covid ela parou de atender e descobri nesse dia que fiquei sem obstetra. No vídeo que fizemos nessa consulta, estamos sem máscara vendo no ultrassom uma bolinha de 0,5cm com um coração pulsando. Lembrem-se que em março de 2020 não se sabia nada sobre a covid e apenas víamos o bicho pegando na ásia e europa. Não se sabia sequer que covid pega no ar e ainda se higienizava superfícies e embalagens!
Chegando em casa nos isolamos. Tentamos fazer um pedido online no mercado porque estávamos viajando e não tinha nada em casa, mas não estava dando certo devido à altíssima demanda. Era tanta gente pedindo, que surgiram relatos de pedidos com dez dias de atraso e tudo podre (o que aconteceu também conosco). Então Ivan decidiu ir sozinho pessoalmente ao mercado. O cenário era bizarro, com muitas regras e muito medo. Foi nesse dia que ele comprou esse leite condensado.
Escrevo em janeiro de 2022 e só neste mês fomos presencialmente a um mercado novamente, usando nossas máscaras N95 e com as mortes em Curitiba zeradas há muitos dias. Encontro esse leite condensado em uma realidade totalmente diferente daquela de março de 2020, repleta de medo, solidão e desconhecimento. UFA!