Você sempre pode mudar de ideia
17/dez/2022 | |
Quando eu estava pesquisando escola pro meu filho ano passado, senti todo tipo de medo e insegurança. E se ele não se adaptar? E se eu me arrepender? E se ele não comer nada na escola? E se ficar sem dormir? E se morder alguém ou levar uma mordida? Hoje olho pra trás e penso: ainda bem que pus ele na escola mesmo assim.
Na época, colocar ele na escola foi o jeito que achei para cuidar da minha própria saúde mental. Deu uma aliviada pra mim e de quebra ele teve só momentos maravilhosos lá. Mas o que definitivamente me fez pôr ele na escola foi uma frase que alguém me disse na época: você sempre pode mudar de ideia.
Essa frase tem me acompanhado em todos momentos da maternidade e tirado um belo peso das minhas costas. Servi uma dieta vegetariana para ele por muitos meses, até perceber que ele é louco por carne, frango e peixe. Mudei de ideia, sem problema algum. Ofereci telas no carro por uns meses, até perceber que ele ficava bem sem elas. Mais uma mudança nos planos. Levei ele pra praia passar 4 dias ano passado, mas as noites foram um inferno e voltamos pra casa no terceiro dia. Pois é, a mamãe pode mudar de ideia e não é sinal algum de fraqueza.
Saber que sempre dá para mudar de ideia deixa tudo mais leve e simples. Pelo bem da nossa saúde mental e do bem-estar das nossas crianças.