Plantando pimentas em vasos
10/abr/2015 | | #casa #horta_e_jardim
Esta dica é incrível! Nunca achei que poderia ter pimentas frescas em casa, ainda mais em apartamento, até ver para vender em uma floricultura um vaso muito pequeno de dedo-de-moça. As pimentas frescas têm um sabor muito mais gostoso que as em pó. Acho também que é mais legal cultivar sua própria pimenta do que comprar uma conserva, porque assim você tem opção de escolher o que vai pôr no vidrinho.
Outra coisa que quero contar é que foi super fácil plantar e cuidar das pimentas. Em geral eu reguei muito pouco e mesmo assim ficaram firmes e fortes. Por fim, quando viajei última vez para a Alemanha, a pimenta dedo-de-moça não foi regada nem um único dia e ficou sem sol, então ela secou. Mas calma! Ela só secou porque ficou quase um mês inteiro esquecida! No geral, achei que elas são muito resistentes e fáceis de cuidar, gerando uma satisfação enorme como as alfaces.
Pimenta dedo-de-moça
Como contei, comprei esta pimenta em uma floricultura. Estava oito reais um vaso com um único pé já cheio de pimentinhas, então não resisti. Deixei o vaso na minha cozinha o tempo todo, onde bate pouco sol direto e mesmo assim o pé estava sempre lindo. Por alguns dias eu tive medo de experimentar a pimenta, porque achava que ela fresca seria muito forte. Depois que experimentei, não parei mais de comer. Colocava em TUDO que via na frente (arroz, lentilha, cuscuz…), especialmente no molho de tomate.
Três meses após comprar o vasinho, as pimentas já estavam secando mas já estavam nascendo novas pimentinhas. Foi uma surpresa, porque eu não esperava que ela se renovasse tão rapidamente. Depois que ela secou durante minha viagem, separei algumas pimentinhas e enterrei em outro vaso um pouco maior. Escolhi um vaso colorido de plástico para paredes, que prendi na minha sacada onde bate muito sol. Para minha felicidade, as sementes brotaram e 60 dias depois eu já estava com quatro pés e muitas pimentinhas. Então se seu pé morreu, pode enterrar suas sementinhas frescas sem medo, que funciona!
Pimenta biquinho
Comprei um pacote de sementes e semeei em um vaso grande, de 45 cm de diâmetro, porque eu já tinha desde o início o objetivo de ter uma pequena árvore de pimenta biquinho. Além de adorar o sabor desta pimenta, eu acho que o pé é tão lindo que deixa o ambiente mais feliz e colorido. Coloquei o vaso da minha sacada, onde bate muito sol direto. Levou cinco meses para a primeira colheita, com a qual fiz uma conserva de vinagre, cebola e alho que rendeu dois vidros grandes de pepino. Duas semanas depois fiz outra colheita que rendeu mais um vidro e ainda tem mais para colher daqui uns dias.
Minha conserva: lave bem e seque as pimentinhas. Coloque-as em um vidro limpo e preencha com vinagre branco, deixando dois dedos até a boca. Adicione duas colheres de sopa de azeite e uma de chá de sal e deixe pelo menos dez dias na geladeira antes de comer. Opcional: adicione cebola fatiada e/ou alho antes, no fundo do vidro!