Conserva de ovos de codorna
09/ago/2017 | |
Comece cozinhando os ovinhos e descascando. O ideal é descascar enquanto ainda estão mornos, dando uma batidinha para quebrar a casca. A grande dica é puxar a pele que tem entre o ovo e a casca. Isso facilita para tirar a casca e tambem evita que o ovo fique borrachudo na conserva.
Pegue um vidro onde será feita a conserva e comece esterilizando com água fervente. Pode ser feito no microondas, preenchendo-o com água e deixando cerca de 3 minutos. Deixe cerca de um minuto a água fervente dentro do vidro e então despeje na tampa, para esterilizar ela também.
Preencha o vidro com os ovinhos. Então preencha com metade água e metade vinagre branco (ou seu favorito!), tomando o cuidado de cobrir todos os ovinhos. Adicione uma colher de chá de sal e outra de pimenta, que pode ser calabresa ou do reino moída. Essas medidas são para um vidro comum, desses de pepino, palmito, azeitona em conserva, onde cabe cerca de 20 a 30 ovinhos. Se você tem 30, aproveite e faça um segundo vidro menor com tempero diferente, para testar!
O grande segredo da conserva de ovo de codorna é temperar com seus temperos favoritos. Parece óbvio ou bobagem, mas esse é realmente o toque especial e pessoal que você vai dar à sua conserva. A gente já fez diversos tipos, sem repetir nenhuma vez! Uma foi de lemmon pepper (tempero pronto a base de limão siciliano e pimenta), outra de Maggi Arome Saveur (tempero importado, infelizmente), outra de pimenta e manjericão…
Outras sugestões de temperos são: orégano, louro, coentro, canela, gengibre. Como disse, use seus favoritos, em medidas pequenas, que não tem erro.
Temperado? Tampe, mexa bem e coloque na geladeira. O ideal é esperar uns dias para comer, para o tempero ficar mais forte, mas já dá para comer no dia seguinte se quiser.





