Macarrão caseiro de espinafre
14/jun/2016 | | #espinafre #horta_e_jardim #massa
Nham nham nham. Depois de tantas maravilhas feitas com a receita original, resolvi falar mais sobre o macarrão caseiro de espinafre. Já falei que o macarrão caseiro é mil vezes melhor que o de pacote? Já falei que estamos com super população de espinafre nessa casa? Então! bigsmile
A receita é muito parecida com a anterior, você pode fazer sem máquina (cilindro de massas) também. Ela só é mais chatinha porque fica é mais difícil achar o ponto da massa, já que é bem mais úmida. Mas nada que você não comece a aprender sozinho com a prática!
As dicas da receita anterior valem aqui também. Vocês lembram?
> Se a massa está grudando nas mãos, continue sovando e adicionando farinha!
> Se está com pelotas, continue sovando até ficar bem lisinha.
Ingredientes
1 ovo
1 colher de sobremesa de água
Sal a gosto
Meia xícara de folhas de espinafre
250g de farinha de trigo
1 fio de azeite opcional
Como fazer
Comece cozinhando o espinafre com um mínimo de água, em panela fechada. Retire a água, deixando no máximo uma colher de sopa e espere esfriar.
Coloque no liquidificador o ovo, sal e espinafre com água, bata até misturar tudo muito bem.
Depois basta despejar em uma vasilha e ir adicionando farinha aos poucos, sempre incorporando bem até que consiga pegar nas mãos. Comece a trabalhar em uma superfície enfarinhada, sovando e adicionando farinha até ficar homogêneo: nem dura nem seca, e sem grudar nas mãos. Embale em plástico filme e deixe descansando por 20 minutos.
Na hora de trabalhar com a massa, recomendo sempre separar em 4 partes iguais e trabalhar com uma por vez. Lembre de cobrir de farinha a superfície. Vá esticando a massa de dentro pra fora, pondo farinha e dobrando no meio. Siga esse processo até estar bem fininha. Enrole como um rocambole e corte o mais fino que conseguir com uma faca. Deixe descansar um pouco e cozinhe em uma panela com água fervendo. Cuidado, cozinha super rápido!
OBS: O espinafre que uso é geralmente da minha horta, já que ele espalha como praga e nunca fico sem. Mas já fiz essa receita com espinafre congelado também. Pena que não fotografei! O único cuidado é para não ficar mais úmido ainda que o normal.
Nas fotos abaixo vocês podem ver que cortei o macarrão super grosso. Pois é, justo no dia que lembrei de bater foto, eu estava com preguiça do bom e velho estica-e-puxa e ficou grosso mesmo! O certo era ter deixado beeeeeem mais fino, repetindo o processo várias vezes e sempre adicionando farinha em cada etapa. lol