Publicidade

Nosso macarrão caseiro sem erro


04/dez/2014 | Anielle Casagrande | # # # # # #

Compramos uma máquina de massas – cilindro de massas – neste ano e com ela testamos muitas receitas. Acontece que era uma máquina barata e começou a enferrujar. A dica para a sua não enferrujar é limpar ela apenas com um pano, sem molhar e jamais pôr embaixo da torneira. Invés de comprar um rolo de macarrão, o que rendeu várias piadas aqui em casa, decidimos esticar a massa com um vidro da palmito mesmo. Claro que podia ser qualquer vidro, até garrafa de vinho, que é maior. O importante é lavar bem antes de usar!

Para a massa não tem segredo, basta 100g de trigo para um ovo. Sal opcional. Acho esta medida ideal para duas pessoas, mas você pode multiplicar tudo de acordo com o número de pessoas. Você pode adicionar também um fio de azeite e uma colher de sobremesa de água se desejar. Assim fica mais fácil de mexer a massa. Comece incorporando o ovo ao trigo com um garfo e então use as mãos. Outra opção seria por no processador e depois usar as mãos. Depois de 5 minutos amassando, se perceber que continua grudando nas mãos, coloque mais farinha aos poucos. Amasse bem por cerca de 10 minutos sobre uma superfície com trigo até que fique num ponto bom, nem grudando na mão e nem dura e seca.

Em seguida embrulhe em papel filme e deixe vinte minutinhos descansando. Feito isso, divida a massa em quatro. Trabalhe uma parte por vez, esticando o máximo que conseguir. Nesta hora a máquina ajuda muito, deixando a massa perfeita bem rapidinho. Se estiver sem máquina continue esticando do centro para fora até a massa estar bem fininha, sempre pondo mais trigo para não grudar nada. Se estiver usando a máquina, preste atenção: primeiro, passe trigo na massa, para depois passá-la no cilindro bem aberto. Passe mais trigo, passe novamente na mesma abertura e dobre ao meio. Em seguida vá passando duas vezes em cada abertura e diminuindo gradativamente, até chegar à abertura desejada. Lembre de passar trigo e dobrar ao meio a cada passada. Por fim, escolha um acessório para cortar a massa desejada e pronto! Lembrando que esta massa serve para lasanha, macarrão (todos), ravioli etc.

Já para finalizar sem a máquina, cubra toda a massa com bastante trigo. Em seguida enrole tudo, fazendo um rocambole. Agora fatie o mais fino que conseguir. Desfaça os rolinhos e deixe secar por alguns minutos, pode ser num varal de massas ou não. Leve a uma panela com água já fervendo. Fique de olho, porque a massa caseira cozinha extremamente rápido.

Prontinho!

Já fiz esta receita com espinafre na massa e ficou muito boa. Também já fiz com trigo integral e achei o gosto forte, mas ficou gostoso também. O ideal seria usar metade do trigo branco e metade integral.

Onde você errou?

Como contei, já fizemos muitas vezes este macarrão. Algumas vezes precisei corrigir a massa no meio do processo, então vou deixar aqui algumas dicas de como eu fiz e funcionou em todas as vezes!

Massa muito mole: continue amassando sobre o trigo, para ela ir incorporando. Lembre de usar trigo em todo processo, e não apenas no início.
Massa pouco sovada ou com pelotas: continue amassando até desfazer as pelotas e soltar das suas mãos. Isso já aconteceu comigo uma vez e ao esticar a massa ela normalizou.
O macarrão virou uma meleca: se você deixou mais de 5 minutos cozinhando, foi este o problema. Se não tente consertar a massa que ainda não foi para a panela, sovando tudo novamente com mais trigo até que pare de grudar nas mãos.

Molho de cebola com queijo do Ivan

Comece levando uma colher de sopa de manteiga ao fogo. Em seguida adicione meia cebola pequena picada e deixe até ficar transparente. Em seguida coloque sal e pimenta a gosto e também meia caixa de creme de leite. Após um minuto adicione 250ml de leite com meia colher de sopa de maisena já dissolvida. Deixe engrossar, desligue o fogo e então adicione meia xícara de queijo parmesão ralado na hora. Este molho rende para duas pessoas.

Máquina de massas (cilindro)

Como já falei antes, estes cilindros fazem todo trabalho para você de forma muito prática, basta girar a manivela e trocar o acessório na hora de cortar a massa. Falando em acessório, preste atenção em quais você receberá no momento da compra. A nossa veio com 4 opções de corte. A máquina não precisa de eletricidade e geralmente vem com um mosquetão para você prender ela na sua mesa ou bancada. Já sobre o varal de massas, ele serve para deixar secando antes de cozinhar, mas acho que não é um produto tão importante.

Se você busca uma boa máquina de massas, eu recomendo a marca Marcato. Elas são caras mas são ótimas, bonitas e elegantes. Custam na faixa de 500-700 reais, dependendo do número de acessórios. Já as máquinas de outras marcas na faixa de 100 reais são sempre um risco.

Macarrão sem máquina:

macarrao-caseiro-ovo-trigo

macarrao-caseiro-sem-maquina

macarrao-caseiro-vidro

Macarrão na máquina:

macarrao-caseiro-cilindro

macarrao-caseiro-facil

Resumo
recipe image
Nome da receita
Nosso macarrão caseiro sem erro
Autora
Data de publicação
Tempo total
# # # # # #

Publicidade
^