Pasteis assados super fáceis (vegan)
25/nov/2019 | | #legume #maisvegetais
O legal dessa receita é que você pode variar tudo! Começando pelo recheio, incluindo as farinhas usadas na massa, e até adicionar temperos à própria massa. Ou seja, você adapta para cada ocasião, ingredientes que tem em casa e preferências de quem vai saborear.
Esses pasteis/ empanadas são veganos por um único motivo: a gente não tem hábito de ter ovos em casa! Mas ficam uma delícia e vão agradar todo tipo de paladar com certeza.
Ingredientes
- 1 e meia xícara de farinha de trigo branca
- Meia xícara de farinha de trigo integral ou branca
- Meia xícara de água
- 1/4 xícara de óleo vegetal
- 1 colher de chá de sal
Observações:
Pode adicionar chia, linhaça, flocos de aveia, gergelim etc (na dúvida, coloque pouco).
Também pode adicionar temperos à massa como orégano, manjericão etc.
Rende 8 pasteis grandes.
Ideias de recheio
Aqui a gente é bastante criativo então acaba usando tudo que acha na geladeira! Sabendo temperar bem, fica tudo uma delícia. Nosso primeiro recheio foi:
Meia cenoura média, 50g de milho cozido, meia cebola pequena, uma colher de sopa de polvilho doce (me ensinaram que isso deixa o recheio sempre cremoso!). Refoguei tudo bem numa panelinha e pronto.
Já o recheio favorito aqui em casa e mais prático de todos foi esse:
Um tomate em cubos, manjericão ou outro tempero (usei salsinha desidratada), queijo em cubos, uma pitada de sal. A dica aqui é cortar tudo bem pequeno senão vai dificultar na hora de fechar. Esse sabor é garantia de sucesso!
Sugestão de recheio do meu tio:
Tomate, cenoura cozida e abóbora cozida. Com curry, gengibre e uma colher de polvilho doce.
Como montar e assar
Depois de manipular a massa (gosto de começar com um garfo e depois usar as mãos) até ficar homogênea, isso é, lisinha, eu gosto de ir separando em pares. Começo dividindo em dois, depois cada pedaço em mais dois, e depois cada pedaço em dois, ficando com 8 pedaços do mesmo tamanho. Modelo como uma bolinha na mão, coloco na bancada e vou abrindo com cuidado com uma garrafa de vidro limpa ou um copo (você pode usar um rolo, mas eu sou adepta da garrafa ou copo mesmo) cuidando para manter o formato redondo.
Você também pode abrir a massa e cortar círculos nela, lembrando de juntar os retalhos para esticar de novo.
Feito isso, coloque uma colherada bem cheia de recheio e feche delicadamente apertando com um garfo. Um dica se não estiver grudando é molhar o dedo na água e passar em toda borda antes de pressionar com o garfo. Mas como é assado e fiz recheios que não ficaram líquidos, percebi que não é grave se acontecer de ficar um ou outro um pouco aberto.
Unte uma forma com óleo, coloque os pasteis lado a lado e asse por 30 minutos a 200 graus.
Este post faz parte do projeto Mais Vegetais, em que falo sobre como comprar, variar e preparar vegetais. Confira todos posts aqui e saiba mais sobre o projeto aqui.