Purê de inhame com cúrcuma especial
16/abr/2018 | | #legume #maisvegetais #vegetarianismo
Hoje a dica é uma receita que inventei totalmente na louca e ficou muito muito muito bom. Eu estava com vontade de comer um purê, e não estava com vontade de fazer o tradicional de batata. Assim nasceu o purê de inhame! Ele fica muito gostoso e com uma textura bem interessante, meio desfiado. Essa receita é vegetariana e usando azeite de oliva vira vegana.
Ingredientes
Um inhame grande/ médio ou dois ou pequenos, cozido(s) e sem casca
Meia xícara de caldo de legume
Meia colher de sopa de azeite de oliva ou manteiga
Meia colher de chá de sal e uma pitada de pimenta do reino
Uma colher de chá de cúrcuma (ou mais, vai do seu gosto)
Temperos extra, se quiser (usei tomilho uma vez e manjericão nas outras)
Caso não tenha caldo de legume em casa, pode usar água e caprichar nos temperos ou usar um pedacinho bem pequeno de algum caldo em cubo pronto.
Como fazer
A minha favorita de preparar inhame ultimamente tem sido colocar vários inhames (funciona com todos os tamanhos) numa panela de pressão, colocar um pouco de água e deixar uns 20 minutos. Falo pouca água mesmo, abaixo da metade dos inhames. Esse é o melhor jeito de descascar na minha opinião, porque devido minha condição de saúde eu não consigo descascar ele cru.
Coloque o inhame em uma panela e amasse-o bem. Coloque o caldo/ água e o azeite/ manteiga e vá mexendo em fogo médio. Adicione o sal e os temperos e ajuste, colocando mais caso desejar. Continue mexendo até ele encorpar. O ponto é quando ele ficar mais firminho mesmo, por exemplo quando você consegue puxar ele para um lado da panela e fica parado, sem se espalhar. Se quiser, cubra com gergelim ou semente de linhaça para servir.
O rendimento usando apenas um inhame grande ou médio é para 2 pessoas. Como estou de dieta, comi bem pouco (ver última foto) e rendeu para 2 refeições.
Este post faz parte do projeto Mais Vegetais, em que falo sobre como comprar, variar e preparar vegetais. Confira todos posts aqui e saiba mais sobre o projeto aqui.