Dicas para tomatinho em apartamento
18/dez/2014 | | #casa #horta_e_jardim #legume
Eu plantei o kit Cultivar em Casa em junho e agora finalmente estamos colhendo os tomatinhos. Muitas pessoas me escrevem contando que tiveram problemas com seus pés em apartamento e eles morreram antes de dar frutos. Os tomatinhos precisam de alguns cuidados especiais, por isso decidi resumir toda história do meu pé de tomate cereja neste post e dar umas dicas!
ficha técnica
Meus pés têm em torno de 1,5m de altura e estão em vasos médios na minha sacada. As medidas do vaso onde estão os pés maiores (foto acima) são 23cm de diâmetro e 17cm de altura. Levou cerca de seis meses para começarmos a colher tomatinhos maduros. Meu maior pé tem no momento 77 tomatinhos.
Sementes
O tomate é muito fácil de semear mesmo que você não tenha um pacote de sementes. Basta usar tomates frescos que você achar gostosos. Eles brotam rapidamente e se adaptam bem em vasos novos. Em um dos meus vasos enterrei um tomatinho na terra e ele brotou, simples assim. Hoje vejo nitidamente quais pés são do kit Cultivar em Casa e quais são os de mercado que eu plantei, pelo tipo de tomatinhos. O do mercado faz cachinhos bem bonitinhos.
Água e sol
Deixe seu pé em um lugar bem iluminado, de preferência com sol direto por algumas horas diárias. Lembre que quanto mais sol ele pegar e maior a temperatura, mais regas serão necessárias. Molhe a planta quando a terra estiver seca. Não molhe demais e evite ao máximo que a água caia na planta ou pingue sequer nas folhas. Não deixe o pé em lugares úmidos, para evitar que surjam manchas brancas, como por exemplo em cantos escuros.
Suporte
Ache um jeito de suportar o pé desde o começo, para ele se apoiar quando for crescendo. A situação fica crítica quando nascem os tomatinhos, porque começa a pesar bastante. Já usei de tudo: antena de Tv, palitos de churrasco, galhos etc. A melhor coisa mesmo são os bambus. Você pode comprar em casas de decoração e artesanato por cerca de 5 reais com 1.80 cm, ou pedir para alguém que tenha em casa. Eu fiz as duas coisas! Também achei na Casa China, mas estava 12 reais porque era um bambu colorido e cheio de enfeites. Outra opção menos bonita são os cabos de vassoura.
Manchas brancas
Observe que se as folhas de seu pé estão com manchas brancas, ele tem ficado úmido. Ou ele está em um local úmido, ou está chovendo muito ou ele foi regado de forma incorreta. Tente misturar um pouquinho de leite na água da próxima vez que for regar para ver se ajuda. Aqui em casa eu reguei a planta toda com leite diluído na água, depois sacudi a as folhas para não ficarem úmidas e ajudou bastante. Também percebi que o lugar onde o vaso estava era extremamente úmido, por ser um canto escuro de duas paredes e praticamente sem ventilação. Quando chovia parecia que ele estava num pântano escuro e úmido!
Chuva e vento fortes
Sei que não faz parte da natureza privar um pé de tomate de chuva e vento fortes. Mas fiquei com medo porque estava tendo tempestades muito fortes em Curitiba e decidi deixar os vasos uns dias dentro de casa, ao lado de uma janela para pegar sol. Meu medo era que os pés ficassem encharcados ou quebrassem. Acho que valeu a pena este pequeno cuidado, porque eles ficaram ainda mais fortes e livres de manchas.
Quando voltaram para a sacada passei um cordão entre os vasos e amarrei numa grade para que não caiam! Está funcionando. Comprar um vaso maior que aguente o peso dos pés também seria uma boa ideia, mas como estou com muitos tomatinhos achei melhor não mexer agora.
Polinização
Bem no período que o tomateiro estava dentro de casa nasceram as flores. Para não arriscar, decidi usar um cotonete e passar de flor em flor. Deu certo e em poucos dias começaram a nascer tomatinhos no lugar das flores. Porém percebi que os próximos frutos nasceram normalmente mesmo sem este pequeno cuidado.