Vale a pena panela de pressão elétrica?
Eu estava ansiosa para escrever logo esse texto, mas para isso esperei vários meses para poder ter mais coisas para contar!
Ficha técnica
Nome do produto: Panela Pressão Eletrica Daily Metal – 110V
Marca: Philips Walita
Valor pago: R$ 199,00 em junho de 2018
Como funciona
Trata-se de uma panela de pressão elétrica, que funciona como panela de pressão e também como panela comum, neste caso podendo ser usada com ou sem tampa. Os alimentos vão numa panela removível dentro dela, que é muito leve (pesa exatamente 600g e é bem grande, cozinho até jaca dentro) e antiaderente, fácil de manusear e lavar. Esse é o motivo que me fez comprar esse produto, pois as panelas de pressão comuns são via de regras chatas de lavar.
A panela também tem um timer com alguns nomes de alimentos e indicador para você saber se está com pressão ou não. Porém, enquanto está pegando pressão, é normal ela ficar alternando entre os dois indicadores. Para tirar a pressão basta mudar o seletor da tampa para o modo tirar pressão, mas se não fizer isso a pressão também sai sozinha, como na panela comum. Outra coisa impressionante dessa panela é que quando está com pressão não faz barulho algum, o que é maravilhoso e não dá medo de mexer (eu não tenho medo, mas conheço gente que tem) smile Além claro de ter vários dispositivos de segurança. Sobre o timer, ele só começa a contar quando a panela está com pressão e só funciona no modo com pressão.
Uma coisa que ninguém te conta é que ela não permite saída de vapor enquanto ligada, como na panela de pressão comum, e por isso não faz barulho. É muito raro a água secar, por exemplo. Geralmente a quantidade de água se mantém ou reduz muito pouco (por exemplo quando algum alimento absorve a água). Então não encha de agua quando for fazer arroz, feijão, etc. Ou seja, além de ser antiaderente, ainda é raro algo secar e queimar dentro dela!
Vale a pena?
Vale muito a pena. Eu acabo usando todo dia, às vezes duas ou três vezes, já que é fácil de usar, prático e rapidinho de limpar. O uso principal que faço é para cozinhar grãos, como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, mas também uso muito para fazer inhame, polenta, alcachofra e arroz integral. Também gosto de cozinhar leite condensado e fazer doce de leite! Resumindo, não vivo mais sem ela.