Endometriose & DIU Mirena
06/nov/2014 | | #meninices
Demorei muito tempo para tomar coragem de postar este texto. Tudo porque quando descobri meu problema de saúde, fiz um post no facebook alertando as meninas sobre dores e a importância de ir sempre ao médico e depois apaguei porque percebi que era um assunto bem íntimo. Mas hoje, dois anos depois, decidi que iria postar meu relato mesmo assim, afinal meu objetivo é ajudar quem pode ter este problema um dia. Não quer ler, vá para a sessão de receitas, hahaha!
Dois anos atrás eu acordei com muita cólica num sábado. Não conseguia nem me mexer, mas achei que era algo “normal” porque eu convivia com esta dor havia alguns anos, apesar de nunca ter sentido tão forte como naquele dia. Passei o dia assim, até que precisei levantar e desmaiei de dor. Naquele mesmo dia desmaiei quatro vezes no total. Não conseguia ficar de pé e estava muito tonta, então passei o fim de semana no hospital.
Para piorar me esclareceram que eu tinha algo errado no ovário direito, que estava terrivelmente inchado. Podia ser uma doença, um aborto, um tumor, uma gravidez ectópica… Eu nunca achei que um dia teria algum problema logo ali. Achei que isto era coisa de mulheres com filhos e bem mais velhas que eu, que tinha apenas 24 anos. Claro que entrei em pânico!
Fiz uma série de exames depois e meu médico me explicou que eu tinha tido um cisto hemorrágico. Precisei ficar uma semana deitada sem me mexer para meu corpo absorver todo aquele sangue. Para piorar descobriu que eu sofro de endometriose, que é quando o sangue da menstruação não é totalmente eliminado mensalmente e vai acumulando. Com o passar dos meses isso causa uma dor absurda e transforma a vida num verdadeiro inferno. Dói pra andar, sentar, usar calça justa… Me identifiquei na hora! sad
Logo após o primeiro exame ele me apresentou o DIU Mirena. “Considere a opção de implantar um DIU no útero. Ele vai pausar sua menstruação e você não terá mais problemas com sangue, medo de engravidar e nem dores pelos próximos cinco anos. Se decidir engravidar, você pode tirar a hora que quiser”. A propaganda foi boa. Dei uma goooglada e vi que mulheres que não têm doença alguma também usam simplesmente para se livrar da menstruação. Decidi implantar e fiz a coisa certa!
O procedimento foi bem tranquilo e rápido. Optei por tomar anestesia e fazer o procedimento em hospital, mas não é necessário. Muitas mulheres recebem o implante na clínica ginecológica sem anestesia. Seja como for, não me arrependo. Não quero colecionar mais lembranças doloridas sobre este assunto.
O DIU Mirena é parecido com o famoso Diu de cobre, mas é feito de plástico e libera hormônios. Hoje tenho uma vida bem mais tranquila e feliz. Os únicos pontos negativos são que minha pele está oleosa e ando faminta. Então o recado que fica é: não conviva com dores! Não fuja do médico! bigsmile