Sobre roupas escuras no frio
13/jun/2014 | | #moda
No fim de 2008 fui com o Ivan na livraria do Chain, em Curitiba. Esta livraria é bem famosa e fica na frente da UFPR e o dono, Sr. Chain, é uma figura única. Além de muito interessante e simpático, ele é imprevisível. Olhamos diversos livros quando ele se aproximou e começamos a conversar. Isto faz muitos anos mas nunca esqueci aquele que foi nosso primeiro diálogo. Comentei que viajaria para a Alemanha em algumas semanas e lá estaria um inverno terrível. Claro que eu, muito brasileira que sou, estava ansiosa para ver neve e tudo isso. Mas ele me disse uma frase que considero ótima:
– Não seja dessas pessoas que só usam preto no inverno. O inverno já é deprimente por si só. Todo mundo encolhido, doente, com frio. Tudo branco e todo mundo de preto igual um bando de corvos.
Na hora eu ri, mas chegando na Alemanha comecei a refletir sobre esta frase. Até hoje ela faz todo sentido. Em países frios, a tendência é o inverno ser muito deprimente e pra completar tem sempre um corvo fazendo aquele barulho de filme de terror. O chão fica todo branco. Além das árvores, casas, bancos e tudo mais, ainda tem o céu que insiste em ficar branco também. As pessoas andam encolhidinhas e com passos rápidos parecendo um passarinho. Tem coisa mais deprimente que isso tudo? Olhe ao redor, tem sim! Sei que tem gente que prefere usar bastante preto no dia-a-dia e sou uma delas. Mas no inverno parece que TODOS – simplesmente TODOS – se vestem de preto!
Qual o problema de usar roupas coloridas no inverno? Desde 2008 tenho mantido meu armário de inverno mais colorido possível. É uma experiência bem legal, especialmente quando todos ao redor parecem vestir a mesma roupa. Eu amo o inverno assumidamente e adoro morar numa cidade fria onde posso usar todas minhas roupas de inverno. Inclusive as botas de neve eu uso em Curitiba em dias de chuva. wink