Tudo que aprendi com meu blog
Comecei este blog em 2013, que foi o ano em que percebi que gostava mesmo de design web, ou como definia na época “tudo que estiver online”, afinal acabei trabalhando com muito mais que design. Realmente, tudo que estiver online me interessa até hoje!
Naquele ano eu estava radiante com a descoberta pessoal do que me fazia feliz, após anos me sentindo perdida. Naquele ano trabalhei apenas com web, inclusive em uma agência de publicidade totalmente web e depois numa startup fazendo aplicativos de celular. Computadores e internet sempre foram parte da minha vida, afinal ainda criança eu fiz cursos de flash 4 e 5 e sempre tive sites. Desde 11 anos eu já tinha meu site, que eu mesma construi com html e css. A grande sacada do que me traria felicidade na carreira estava na minha cara desde criança!
Trabalhando com internet, percebi logo que havia muito mais que eu poderia fazer além do design. Descobri novas áreas como social media, SEO, redação, links patrocinados e muitos outros, quando trabalhei na agência digital. Já falei disso no meu post sobre designer com pós em marketing. Foi assim que percebi que tendo um blog eu poderia praticar tudo isso e conhecer na prática. No início usei temas de wordpress prontos, fotos em baixa e muito pequenas e textos que hoje me deixam de cabelo em pé.
Os anos passaram, e fiz vários cursos e uma pós-graduação em marketing. Refiz todo o tema (design) do blog com um código limpíssimo e organizado feito do zero, o que me levou a conhecer muito bem php, html5, css3 e javascript. Comecei a ver os resultados de SEO na prática, com fotos boas com nomes bonitinhos e legendas bem feitas, refazendo todos permalinks (estrutura dos links) do blog e acompanhando os feedbacks pelo Google Webmaster Tools. O analytics virou meu aliado e comecei a taggear todos links do blog manualmente com javascript. Aprendi tanto sobre programação e senti uma felicidade imensa trabalhando com isso que descobri que é o que quero fazer para o resto da vida!
E sobre os posts? Testei diversos temas e formas de escrever. Fiquei pasma com o tanto de click em posts que eu mesma acho que jamais clicaria! Aprendi a expressar melhor minhas ideias e organizar os conteúdos. Recentemente realizei também um teste de usabilidade, pedindo para diversas pessoas que achassem certos conteúdos no meu blog. O menu antes era assim: Home – Livros – Filmes – Viagens – Quotidiano. Se a pessoa quisesse achar receitas, ou posts sobre a horta ou a reforma, ela estava perdida. Refiz toda estrutura do blog organizando o menu em áreas de interesse baseada nos meus públicos, que são muito diversificados. Estou muito satisfeita com tudo que aprendi com meu blog!