Vegetarianos na Alemanha
09/jan/2015 | | #vegetarianismo
Ser vegetariano aqui é uma maravilha. Aliás, em toda Europa! Em todas minhas viagens senti uma alegria enorme porque aqui tem muita variedade de pratos vegetarianos, muito diferente do Brasil. Na faculdade em que estudei em Munique havia sempre um prato vegetariano no restaurante e na república estudante onde morei também. Nas aulas de projeto de ilustração na faculdade sempre pedíamos comidas, como batata recheada ou pizza. Logo no primeiro dia falei que era vegetariana e foi muito legal saber que mais da metade da turma também era, incluído o professor. Sempre pedíamos pratos vegetarianos e dividíamos sem problemas. Resumindo, há muitos alemães vegetarianos e veganos, muitos mesmo. A Alemanha é o país mais legal para vegetarianos na minha opinião, porque foi onde encontrei mais opções de pratos. Deve ser porque 10% dos alemães são vegetarianos/veganos (statista.de 2014).
Comendo fora
Claro que sempre tem pratos vegetarianos nos restaurantes, mas quero contar um pouco sobre os fast foods, que acho mais interessantes. Na Alemanha o McDonalds tem um sanduíche vegetariano que é maravilhoso e custa um euro e pouquinho. Ele é feito de legumes e é bem apimentado, perfeito assim. Quando fui para a Áustria comi um sanduíche igual mas com o dobro do tamanho, mas atualmente existe apenas um Veggie Wrap. Na Inglaterra comi um sanduíche com hambúrguer de legumes no Subway (Veggie Patty) igual o que tem aqui na Alemanha, e atualmente há um wrap e um sanduíche (bem diferente do alemão, que é no pão de hambúrguer) vegetarianos no Mc também. Na Irlanda comi um McWrap, que foi substituído por uma salada vegetariana. Na França dei muito azar e comi uma salada horrível no Mac, super murcha e esquisita. Já na Espanha comi uma salada incrível no McDonalds na beira da praia em Barcelona, com a qual sonho até hoje. Foi baratinha e era enorme, com mozarela de búfala, tomatinhos e tudo mais. Sem falar que na Espanha há pratos maravilhosos com batatas e queijos nos restaurantes!
Se você for a um restaurante típico alemão, incluindo os da Oktoberfest, basta pedir o prato de Käsespätzle (macarrão com queijo) ou experimentar um Knödel. Geralmente vem no molho de carne, mas vale a pena mesmo assim para experimentar. Também gosto muito das saladas alemãs, como de batata, e também recomendo que você prove o molho grego Tzaziki se achar ele em algum cardápio alemão, o que não é difícil. Tem algumas fotos de comidas na Oktoberfest aqui.
Resumindo: em qualquer canto da Europa é muito tranquilo ser vegetariano. A experiência por aqui é totalmente diferente da que temos no Brasil e mesmo quem não é vegetariano vai ficar animado com os pratos vegetarianos, de tão bonitos! Confiram por exemplo os pratos que fotografei na Grécia, quase todos vegetarianos. Ainda sonho com eles bigsmile
Comidas nos mercados alemães
Queria mostrar pra vocês inclusive toda variedade de comidas vegetarianas práticas que achei nos mercados nesse ano. Além de ser baratinho, confiram como são versáteis! Tem até salami e mortadela. Nunca achei que veria isso na vida, ainda mais tão temperadinho. Todos custam menos de dois euros, tirando os salames!
Algumas pessoas acham estranho vegetarianos comendo “imitações” de comidas tradicionais. Não vejo problema algum em comprar um produto vegetariano nestes formatos. O objetivo não é imitar o sabor da carne e sim ter a facilidade de montar os pratos! Por exemplo com uma bolonhesa dá pra fazer uma lasanha e com uma vina um cachorro-quente.
Lojas BIO
Nas lojas BIO dá pra ficar maluco. Além delas, aqui existem mercados inteiros BIO. Alemães adoram este conceito e existe até uma passagem de trem mais cara porque é ecologicamente correta (e sim, eles compram). Infelizmente não pude ir a uma loja ou mercado grande, mas estive em uma lojinha de rua onde fiz algumas fotos. Nela havia uma geladeira inteira de produtos vegetarianos e veganos, onde vi até um camarão de tofu. Cômico, não? surprised