Curitibana no “inverno” de Manaus
20/nov/2019 | | #Brasil
Reúno aqui algumas conversas que tive sobre o calor de Manaus nos meus passeios de uber ou taxi pela cidade no mês de novembro, que curiosamente eles chamam de inverno. Manaus assim como a Tailândia só tem duas estações no ano: inverno e inferno! Continue lendo para entender melhor o que eles chamam de inverno!
Um motorista de uber nos explicou que agora em Manaus está 30 graus com sensação térmica de 40 e está ótimo assim porque até mês passado eles estavam com 40 com sensação de 50. “Ótimo de colocar o ar condicionado no 26 e dormir enrolando igual um charuto”.
Gente? 26 graus pra mim é um calor insuportável!
Outro motorista de Uber contou uma piada muito boa: 2 perigosos assassinos morrem e vão pro inferno. Logo os funcionários do inferno colocam as caldeiras no máximo e os deixam lá. O diabo passa e vê eles conversando numa boa, aquele CALOR INFERNAL. Mas eles deviam estar lá pra sofrer, como podem estar numa boa??? É que eles são de Manaus!
Eu contando pro taxista que odeio frio de Curitiba. E ele:
– nossa deve ser ruim mesmo o inverno lá.
– é sim a gente dorme às vezes de cachecol, touca e moletom no inverno.
– credo mas quantos graus faz lá no inverno? Uns 20?
– HOJE FARÁ 14 LÁ MOÇO! E não é inverno! Com 20 a gente está andando pelado pela casa e comemorando o calor!
A CARA DELE VOCÊS SÓ IMAGINEM!
No nosso último dia em Manaus fizemos um passeio com duas professoras de Belém do Pará e em algum momento as duas comentaram comigo que o correto não é ensinar que existem 4 estações, afinal isso sequer existe no Brasil e só deixa as crianças confusas. “No Brasil é sempre calor, só muda se tem chuva ou não, são duas estações”. Não quis entrar na polêmica porque nenhuma delas conhece o sul mas achei sim muito curiosa essa percepção delas: nunca tinha pensado nessa realidade tão diferente da minha e que existe na maior parte do Brasil!
Minha opinião sobre o calor
Sou suspeita pra opinar porque sou completamente LOUCA por calor. E odeio ar-condicionado, aliás, sou extremamente alérgica e odeio passar frio, ainda mais num lugar quente onde geralmente usamos roupas de calor.
O calor de Manaus é parecido com o da Tailândia, aquela coisa desesperadora com sensação de 40-50 graus que faz pensar que vai faltar ar até. Isso porque você respira e o ar está quente, uma sensação muito estranha. Parece que você está respirando diretamente o ar quente saindo de um carro!
Mesmo assim continuo sendo apaixonada por calor e meu sonho é morar num lugar onde possa usar roupas de calor!
SOCORRO