Publicidade

Pai nosso que está em Luxemburgo


26/ago/2020 | Anielle Casagrande |

Essa história na verdade é patética, mas vamos lá, faz tempo que não conto sobre meus fiascos de viagem. Aliás tem muitos que ainda preciso contar para todo mundo rir da minha cara junto comigo mesma! Já contei sobre o fiasco em Roma, quando tentei falar italiano e só deixei um frentista confuso. Detalhe: ele falava inglês e eu não falo italiano! Também teve o dia da batida de coco numa piscina na Alemanha. SOCORRO?

Já contei antes que desde que comecei a viajar pra Alemanha (2008) peguei o hábito de anotar as músicas que tocam na rádio e na TV pra ficar ouvindo depois no Brasil. Afinal o alemão não é tão simples de praticar quanto o inglês: tem poucos livros e séries em comparação. Já música hoje com o Spotify e youtube você consegue acessar facilmente e legalmente. Então tenho uma playlist gigante de músicas alemãs no Spotify, que vem desde essa época, 12 anos atrás, e não para de crescer. 

Foi assim que conheci a banda Oomph!, quando alguém comentou que se eu colecionava músicas alemãs, devia conhecer eles. Eu não conhecia mas passei a conhecer. Acontece que muitas vezes ouvimos uma música mas não prestamos muita atenção na letra, isso mesmo em português, certo? Enfim, eu cantava junto e sabia as letras de cor mas nunca percebi um pequeno detalhe sobre uma música específica da Oomph!. Bom frisar que é uma banda meio sombria.

Uns anos atrás resolvemos pegar o carro e dar um pulo rápido em Luxemburgo, que fica apenas a 3h de casa da minha mãe de carro. Pro meu azar, chegando lá fiquei sem bateria. Mas o que importa é que deu tempo de fazer duas únicas fotos antes de o celular desligar! Essas fotos foram na Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo, infelizmente o único lugar que memorizei do roteiro que tinha feito e não pude acessar sem bateria, haha. 

Assim que entramos percebemos que estava tendo uma missa com coral e órgão. Segundo postagem da minha mãe no facebook “tinha um órgão muito grande e lindo no fundo da catedral e outro na frente. Um tocava um trecho da música e depois era a vez do outro. Lindo!”

A história podia muito bem ter acabado aí, se não fosse o meu choque ao perceber que o coral estava cantando OOMPH! Vamos à letra da música, que se chama Gott ist ein Popstar. Quem fala alemão vai entender na hora a piada! Mas calma que piora!

Vater unser im Himmel
Geheiligt werde Dein Name
Dein Reich komme
Dein Wille geschehe
Wie im Himmel
So auch auf Erden
Und vergib uns unsere Schuld
Und führe uns nicht in Versuchung
Sondern erlöse uns von all den Bösen

Por que infernos estavam cantando numa missa aquela banda do capiroto que justamente gosta de fazer músicas pesadas e sombrias criticando religião? Virei pra minha mãe e disse chocada: “mãe, por que diabos eles estão cantando Oomph!?” concluindo que a banda era muito mais famosa que eu pensava e tocavam até nas igrejas. Uau, e eu achando que o Rammstein era famoso. Que nada, Oomph! é tocado até nas igrejas!

“Não sei do que você está falando, mas preste atenção, estão cantando o PAI NOSSO”

Mal pude acreditar que o começo da música era na verdade o Pai nosso. Como eu nunca havia percebido e até cantava junto? Nunca mais ouvi Oomph da mesma forma e de quebra percebi que sei o Pai nosso em alemão (e nem sabia). Podem rir da minha cara agora! Tradução literal do trecho lá de cima: 

Pai nosso que está no céu
Abençoado seja o seu nome
Venha a nós o seu reino 
Sua vontade será feita
Como no paraíso
E também na terra
E perdoe nossas falhas
E não nos deixe cair em tentação
Mas livra-nos de todo mal

Abaixo a música completa. Como avisei duas vezes antes, é meio sombria, polêmica e critica a religião, mas gosto do som dos caras smile


Publicidade
^