Acampando na Itália
10/out/2016 | | #Itália
Existem muitos campings na Itália. Já estive em duas cidades diferentes, Bibione e Jesolo, mas aproveitei que minha mãe esteve em Bibione recentemente para agrupar informações gerais sobre os campings italianos. Bibione fica a apenas 80km de Veneza e é uma opção super bacana e em conta. Jesolo fica mais perto ainda! Geralmente eles funcionam apenas de maio a setembro. Minha mãe saiu da Alemanha e viajou 12 horas sem nada reservado, de tantos campings que tem. Chega a ter uns quatro por praia, então é comum viajar sem reserva, meio na louca.
Campings
Os campings italianos são o verdadeiro paraíso, mesmo para as pessoas pouco aventureiras como eu. A estrutura é fascinante e não tem problema que você não esteja familiarizado com barracas e essa coisa toda. Aliás, acaba sendo divertidíssimo!
Todos que conheci tinham uma estrutura realmente fantástica, quase como uma pequena cidade. Tem mercado, academia, padaria, lojinhas, restaurantes, lavanderias, cozinhas, piscinas, açougue, adega com vinho vendido por litro, casa de frios, confeitaria etc. Eles também disponibilizam freezers para os campistas, onde você pode armazenar carne, gelo, etc. A vontade que dá é de ficar lá pra sempre!
Além de ser tudo muito organizado e bem cuidado, também tem horário do silêncio à tarde, após o almoço, o que pode parecer meio estranho no começo, mas na verdade é uma ótima ideia. Neste período não é liberado nem o trânsito de veículos e até as crianças ficam quietinhas, ufa! A tardinha eles passam com um caminhão jogando spray mata-mosquito. Isso garante que praticamente não haja mosquitos nos campings.
Para distrair os visitantes, os campings também oferecem atrações várias vezes ao dia. Por exemplo, durante o dia, há várias atividades para crianças , como caça ao tesouro, pintura, danças, jogos, construção de castelinhos etc. Exemplos de atrações para os adultos são hidroginástica várias vezes ao dia, zumba na areia da praia sobre um tablado, aula de italiano etc. A noite, há geralmente uma grande atração para as crianças, e mais tarde uma para os adultos, como apresentações locais, shows de comédia e até verdadeiros shows de música. É bem variado e consegue agradar diversos públicos.
Barracas
Alguns campings oferecem hotel ou casinhas também, o que pode ser interessante dependendo do tipo de viagem que você procura. Porém, pelo que observei, as crianças amam ficar em barracas, e minha vó, mesmo com problemas nos joelhos, disse que adorou também. Outra opção é viajar com seu próprio trailler.
Diferente da Alemanha, na Itália não é muito comum alugar barracas. Mas é comum ver todo tipo de barracas. Geralmente viajamos com uma barraca grande de dois quartos e uma sala, mas tem gente que viaja com uma daquelas bem pequenas, que cabe uma ou duas pessoas, e nem cabe uma pessoa de pé. Ou seja, todas são bem-vindas.
Ficar na barraca não quer dizer necessariamente que você vai ficar “preso” a uma barraca. Você pode sim cozinhar na barraca se quiser, por exemplo assando carne, legumes ou peixes num grill. Mas lembre que o restaurante é ótimo, com cardápio variado, 4 estrelas, e serve uma pizza fantástica também. Os preços no restaurante desse camping, por exemplo, são: massas cerca de 8 euros, pizza individual na faixa de 9 euros. Sem falar, claro, das opções na cidade ou nas cidades próximas! O sorvete da Itália é o melhor do mundo.
Cidades próximas
Como ficam em cidadezinhas do litoral, é bacana explorar as cidades, além, claro, do camping e da praia. São cidades litorâneas super bonitinhas, então vale a pena dar uma pernada para passear a noitinha. Outra ideia é alugar uma bicicleta ou aqueles carrinhos familiares, onde todos pedalam juntos.
Sobre as cidades famosas perto, dá pra destacar Veneza (a 80km), Trieste (a 90km) e Verona (a 190km). O passeio para Veneza pode ser comprado no próprio camping e custa 25 euros por pessoa, com duração de um dia. Minha paixão mesmo é Verona. Inclusive tem uma parte de Verona que fica no Lago di Garda, por exemplo Bardolino, que eu recomendo MUITO (240 km).
Praia
A praia é maravilhosa, limpa e com mar calmo, não tem ondas e podemos andar uns 20 metros mar adentro que ainda é razo. Ideal para crianças e pessoas que curtem brincar com boias, colchões de ar. Tem salva vidas, mas é muito seguro. A água é morninha e a areia é fina. Todos as manhãs passa um caminhão que faz a limpeza a areia. Como as cadeiras com guarda sol são numeradas, as pessoas deixam boias, brinquedos em geral lá mesmo e no dia seguinte continua lá, ninguém pega nada, nem barcos infláveis. Os italianos têm mania de andar de roupa de banho e pochete, o que é muito engraçado.
Quanto custa?
Vou usar de exemplo o camping Il Tridente em Bibione, onde fiquei em 2008 e minha mãe ficou esse ano de 27 de agosto a 4 de setembro. Segundo ela, para ficar 8 noites com direito a eletricidade, lugar para uma barraca grande e vaga para um carro, saiu 264 euros para duas pessoas. Ou seja, menos de mil reais tudo, cotando hoje. O preço é calculado de acordo com a acomodação, número de pessoas, aluguel de cadeiras e guarda-sol e pagamento de taxa de imposto municipal.
Veja fotos e acabe de se apaixonar aqui: http://www.iltridente.com/en/