Publicidade

Você já ouviu falar no Burg Hohenzollern?


17/fev/2014 | Anielle Casagrande |

Muitas pessoas pensam na Alemanha e pensam logo no Neuschwanstein, construído na segunda metade do século XIX. Até Walt Disney entrou pra lista de apaixonados pelo castelo. Mas sejamos francos: a história dele não é tão incrível assim. Além de estar inacabado, praticamente ninguém nunca morou nele! sad

Pensando nisso, andei pesquisando sobre castelos perto da casa da minha mãe (no sul da Alemanha, perto de Stuttgart) que fossem mais impressionantes e antigos. Foi assim que descobri o Burg Hohenzollern! Vamos aos fatos. O castelo que existe hoje é de 1850, mas antes dele haviam outros dois castelos no mesmo local, sendo que a primeira construção data de 1061. O mais legal deste castelo é que ele é propriedade de famílias até hoje, que mantêm sua estrutura e organização. Quando olhei no google maps tive certeza de que queria ir lá o mais rápido possível. Olhem que DOIDO!

Outra coisa legal deste castelo é todo caminho até chegar nele. Como é muito alto, você o vê de muuuuuuito longe, de qualquer rua a quilômetros de distância. Chegando até ele de carro, há diversos locais para estacionar, sendo alguns bem baratinhos (longes do castelo) e outros grátis (mais longes ainda!). Mesmo que você chegue com transporte público, você deverá subir a montanha a pé. Tá, existe um ônibus que faz a subida e é baratinho, mas o legal mesmo é ir subindo a pé. Você vê aquele castelo enorme sobre uma montanha ali na sua frente e deve seguir a trilha lentamente até alcançá-lo. Nem pense em correr: assim como em corridas, você precisa manter um ritmo para não desabar na metade do caminho, hehe! Chegando lá em cima, você compra os bilhetes. Existem duas opções mas compre a mais cara, que inclui mais coisas para ver. Aí começa a segunda parte da aventura.

hohenzollern-da-rodovia

Primeira impressão do castelo alemão Hohenzollern da rodovia

hohenzollern-castelo-alemanha-da-rodovia

Chegando mais pertinho…

subida-hohenzollern

Começo da subida: castelo ao fundo!

Toda entrada do castelo já mostra o que está por vir. Passamos por caminhos escuros e sombrios, jardins, ponte levadiça, tudo isso. Tudo muito bem preservado e decorado com objetos da época e bandeiras. Após chegar à praça principal existem diversas opções de lugares para visitar. Capelas, restaurante, Biergarten, salas, torres, museus, outras praças e ainda todo espaço ao redor do castelo, onde estão estátuas e uma vista de tirar o fôlego. Em alguns horários há visita guiada em inglês, basta informar-se na recepção!

no-topo-castelo-hohenzollern

Entrada principal

volta-castelo-hohenzollern

É possível percorrer toda volta do castelo

biergarten-hohenzollern

Biergarten na praça principal!

Infelizmente era proibido fotografar o interior do castelo. Era tudo tão incrível, que fica até difícil decidir do que falar antes. Por exemplo, logo na primeira sala havia a “sala da árvore genealógica” com círculos com os nomes dos membros das famílias dentro! Estes círculos ocupavam as quatro paredes desta sala e havia ainda lugares em branco, para os filhos dos membros e assim por diante (você pode ver uma foto desta sala aqui). No subsolo ainda há salas escuras onde há um museu e uma sala do tesouro. Nestes locais você verá obras de arte da época, louças, roupas, a coroa, armas e muito mais.

Na descida, você fará o mesmo caminho, mas desta vez ao entardecer e talvez no escuro total. É muito legal ir seguindo as luzes no meio da floresta e depois, já na estrada, olhar para trás e ver o castelo lá no topo e as luzinhas entre as árvores, cada vez menores. LINDO! Se eu fosse vocês baixaria esta foto para usar de wallpaper hehe. Eu estou usando!

hohenzollern-entardecer

Após descida, ao entardecer.

hohenzollern-anoitecer

WALLPAPER: Vista da estrada, observem as luzinhas entre as árvores!

Minha dica é: vá cedo, mais precisamente na hora que abre, para não perder horas na fila. Outra dica preciosa é: fique atento ao calendário de eventos no site do castelo. Tem feiras, feiras de natal, festivais de falconismo (!!!!) etc sempre por lá. Também confira os horários de funcionamento e o preço: fui em novembro de 2013 e paguei 10 euros. No site também há infos sobre como chegar até lá.

Confira todas as fotos no meu flickr


Publicidade
^