Publicidade

Curso de verão na Universidade de Londres


16/jun/2015 | Anielle Casagrande | # #

coelhos-aquarela-anielle-casagrande

Quando eu era estudante, fiz estágio por um ano como ilustradora em uma editora. Puxa, como eu amava aquele estágio. Tive que sair quando fui morar na Alemanha, mas chegando lá já planejava continuar meus estudos artísticos. No fim dos dois semestres que estudei arte em Munique, decidi fazer um curso em Londres.

Eu já tinha estado em Londres no ano anterior e sabia que havia cursos incríveis na Universidade. Fiquei meses pensado e trocando e-mails com a universidade. Acabei decidindo fazer um curso de verão de apenas uma semana. Havia muitas opções de curso, como ilustração, pintura, diagramação, desenho arquitetônico ao ar livre, web, cartum etc. Decidi fazer um parecido com o que já fazia no meu estágio: ilustração de livros infantis, que seria no Chelsea College of Art and Design da University of the Arts London. O curso foi muito caro e eu estava morrendo de medo de não ser aceita no país ou na universidade sem um visto. Por sorte eles me acalmaram por e-mail e enviaram pelo correio um documento para eu mostrar no aeroporto.

Olhando passagens vi que valia mais a pena ir para outro país invés de ir direto da Alemanha para Londres, até porque eu já conhecia Londres. Sempre disse que não queria conhecer a Espanha mas foi justo para lá que acabei indo com minha mãe. Me apaixonei por Barcelona, onde as touradas são proibidas. Fiquei encantadores quatro dias lá, conhecendo a cidade de ponta a ponta a pé e de metrô. No último dia fui para a praia e da praia direto para Londres: com bikini por baixo de uma bermuda e uma regata, sandálias e areia do mar da Barceloneta ainda nos cabelos. Descendo do avião fomos no banheiro trocar de roupa, já que fazia frio em Londres. Que sensação incrível! smile

museu-guerra-londres

Museu de Guerra (Imperial War Museum)

viagem-londres-ryanair

curso-verao-londres-ilustracao

londres-chelsea-college-art-design

Esta gracinha era a minha mesa. E não fui eu que fiz esta sujeira. Aliás, a minha era a mesa mais limpa!

Minha mesa. Não fui eu que fiz esta sujeira!

Chegando em Londres percebi que esqueci em casa o papel (espécie de visto) que a universidade me enviou. No aeroporto não foram nada compreensivos e me interrogaram umas cinco vezes. Quando falei que era um curso de cinco dias me liberaram rapidamente. Da porta do hotel saiam ônibus que iam direto para a universidade e quando não estava em aula aproveitei para apresentar a cidade para minha mãe. O lugar que mais amo em Londres é o museu de guerra, que não canso de visitar. Na entrada tem um pedaço do muro de Berlim!

Na universalidade havia pessoas de toda parte do mundo. Logo fiquei próxima de uma espanhola que hoje trabalha como ilustradora profissional e uma tailandesa tagarela que hoje trabalha com animação. Já as outras alunas (sim, havia apenas mulheres) eram todas inglesas! O que me assustou foi o estado das mesa e materiais em geral. Parecia que aquelas mesas nunca haviam sido limpas. Nos cinco dias em que estive lá, não vi o lixo ser recolhido nenhuma vez também.

A professora era uma ilustradora de livros infantis beeeem velhinha e com um currículo absurdo. Imaginem o sotaque desta velhinha. Ela levava todos os dias uns trinta livros para a sala para olharmos juntas. Cada aluna tinha uma mesa e devia levar seus materiais. Eu comprei em Londres mesmo um kit de aquarelas de qualidade, nanquim, bicos de pena e papeis. As lojas de arte lá são uma loucura. As outras meninas usavam métodos diferentes como lápis, lápis de cor, gouache e colagem. A tailandesa era a única que levava um MacBook e fazia ilustrações digitais.

coelhos-aquarela-londres-universidad

aquarela-londres-curso-de-verao

Lá desenvolvi uma pequeno livro em aquarela sobre um coelho e uma coelha que se cruzam sempre em diferentes locais. A ideia era o livro ter duas capas, independente de que lado a pessoa começasse a ler. De um lado a história do ponto de vista da coelha e do outro a história do coelho. Na página central óbvio que eles se encontrariam, e era na encantada roda-gigantes London Eye! A professora era incrível, sempre ajudando com a técnica (tanto de pintura quanto de narrativa) e mostrando mil exemplos. Antes de começar a desenhar, tivemos uma aula teórica sobre narrativa, desfechos, clímax etc. Nas imagens acima você pode ver que minha vontade de fazer aquarelas é muito maior que minha habilidade, hihihi!

Fiquei feliz de saber que o meu curso, Book Illustration, vai acontecer novamente neste ano. É a mesma professora, Carolyn Dinan, e exatamente na mesma data. Lembro que meu curso acabou no dia 21 de agosto e no mesmo dia voltei para a Alemanha, para já no dia 22 vir direto para o Brasil!

Sabia que você pode pedir o livreto deles gratuitamente? Eu recebo todos os anos e adoro guardar, porque eles são lindos. Bem mais que esses meus coelhos ai! Hehe 

Os primeiros que pediram os livreto de 2016 ganharam uma bolsinha :-D

Os primeiros que pediram os livreto de 2016 ganharam uma bolsinhabigsmile

Peça seu livreto gratuito

Confira TODOS os cursos curtos aqui

Curso de ilustração de livros em Chelsea

# #

Publicidade
^