Zoo de Bretten: onde os animais ficam soltos
09/abr/2014 | |
Alguns anos trás tive a sorte de conhecer este zoológico: Tierpark Bretten. Fica pertinho de Pforzheim (20min), Karlsruhe (40min) e Stuttgart (45min). Falando em Bretten, acho esta cidade um amorzinho. De tão fofa, sempre tem festas medievais lá (Das Peter-und-Paul-Fest)! Por sinal, a maior festa medieval que me lembro de ter ido na vida!
Voltando ao Tierpark: quando me falaram que iríamos em um zoológico com animais soltos achei que era alguma piada. Chegando lá abrimos o cercado, passamos e logo vimos um monte de cabras soltas, algumas inclusive em cima de mesas e cadeiras do parque. Em diversos pontos havia máquinas onde era possível comprar comida para os animais. Alemães são loucos por Natur, isso não é novidade pra ninguém. Mas aquilo já era novidade demais pra mim, que me considero super urbana. Comprei um pacote de comida e sai alimentando e fotografando as cabras e veados. A primeira regra do parque é: “Todos os animais do parque podem ser alimentados. Se eles permitirem, podem ser acariciados também.”
Achei muito legal que havia praticamente apenas famílias com crianças no local. As crianças estavam eufóricas brincando com os animais e fazendo carinho. Mas adivinhem: os adultos também pareciam super animados!
O parque é enorme e lindo, nem lembra um zoológico. É muito gostoso de caminhar por lá entre os animais. Alguns animais maiores ou “especiais” ficavam em jaulas. Essas jaulas não eram gaiolas e sim espaços amplos e gigantes. Em algumas era possível entrar (como a jaula dos pavões e cangurus), já em outras era necessário esticar os braços e esperar o animal vir pegar a comida ou ganhar carinho (vacas, gatos, zebras, porcos, ratos, porquinhos da índia, coelhos etc).
Confiram os preços e mais detalhes do Zoo no site oficial, lembrando que como já disse uma vez, os alemães não têm preconceito algum com a fonte Comic Sans (#Angst).